25_OUT_2023As Uniões de sindicatos de Lisboa e Setúbal, a FECTRANS, as Coordenadoras das CT’s de Lisboa (CIL) e Setúbal (CIS) e o MUSP, irão realizar no próximo dia 25 de Outubro, na casa do Alentejo, das 09h00m às 13h00m, um Fórum sobre os Transportes Públicos na AML – Área Metropolitana de Lisboa, com o lema: “Com os trabalhadores, servir melhor as populações”.

Este fórum vai debater vários temas relativos ao sistema de mobilidade na AML e que são de interesse para todos os trabalhadores de todos os sectores:

• Os trabalhadores como elemento central e valorizados;
  • Um serviço público de qualidade, seguro, fiável e gratuito;
  • Existência de Fortes empresas públicas capacitadas para cumprir a sua função;
  • Investimento público e redução de preços no sentido da evolução para a gratuitidade;

A região de Lisboa é palco de movimentos pendulares diários, na sua grande maioria deslocações laborais, com destinos e origens cada vez mais distantes, que continuam a ter como principal destino a cidade de Lisboa.

O setor do transporte público de passageiros assume um caráter estratégico no país e fundamental na AML, tendo em conta o seu papel de prestador de serviço público essencial para as populações.

Apesar de todas as alterações no sistema intermodal hoje existente, o transporte público continua a não dar resposta às dinâmicas da região e às necessidades da sua população, aumentando o recurso ao transporte individual motorizado, com efeitos ambientais graves, com um forte impacto na mobilidade urbana do nosso distrito e com efeitos graves na gestão do tempo e qualidade de vida de quem vive e trabalha em Lisboa.

Os transportes públicos são fundamentais para o desenvolvimento estratégico na AML.