TRIBUNA PÚBLICA PELO DIREITO A TRABALHAR COM VIDA PESSOAL E FAMILIAR!A comissão para a igualdade entre Mulheres e homens da CGTP-IN, a Interjovem e a Inter-reformados promoveram no dia 10 de Dezembro, uma Tribuna Pública sob o lema “Direito a Trabalhar com vida Pessoal e familiar” . Esta iniciativa realizou-se no âmbito do “Ano Europeu da Conciliação entre a vida profissional e a vida familiar” e na Sequência da luta travada pelo MSU contra a ofensiva patronal e governamental em relação `a organização do tempo de trabalho e os direitos de maternidade paternidade.

São centenas de queixas, como estas, que dão entrada na CITE:

-Teresa, empregada num hipermercado, tem 2 filhos menores. O pai teve de emigrar para arranjar emprego. A empresa quer mudar o horário no início do ano. Vai deixar de poder conciliar o horário com a escola dos filhos.

-Filipa, enfermeira, trabalha por turnos. Vive com a filha de 10 anos, que fica em casa de uma vizinha quando a mãe trabalha de noite.

-Luís, empregado bancário, pretende gozar os seus direitos de parentalidade. Ameaçam tirar-lhe o prémio mensal baseado na avaliação de desempenho e nos objectivos.

A rua do Carmo foi palco de diversos testemunhos dos mais variados sectores de actividade de norte a sul do país, onde também foram divulgados casos positivos que tiveram intervenção sindical. A Cláudia de Aveiro; a Paula Sobral do SIESI, a Zoraima do SEP, a Aida da Hotelaria, a Susana do CESP, o Pedro dos vidreiros, a Cristina dos Têxteis, o Amadeu da Inter-reformados, que falaram da angustia e a injustiça que sentiram nas suas vidas ao verem negado aos filhos e netos um direito elementar como é o direito `a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar.

Esta iniciativa contou também com a intervenção do Dr. Silva Santos que nos falou do valor da saúde e da vida, do Secretário geral da CGTP- in, Arménio Carlos falou-nos da importância da resistência, da luta organizada dos trabalhadores nos sindicatos para a construção das condições de trabalho digno.

No final foi aprovado um Manifesto Reivindicativo.