No Dia Internacional da Mulher – “Atenção à Direita” – Um espectáculo de Cláudia Dias.

{youtube}_lwNiTDz0hE{/youtube}

40 anos depois, da proclamação pela ONU, o dia 8 de Março, mantêm uma relevância nacional e internacional, muitas vezes aparece desligado da sua origem histórica da luta das mulheres trabalhadoras.

A Tribuna de Rua contou com um pequeno excerto do espectáculo da Coreógrafa e Bailarina Cláudia Dias. O espectáculo propõem-se reconstruir um combate de boxe, muito metafórico e político. Os temas vão-se dispondo – suscitados pelas perguntas – ao longo de vários rounds da peça, interpretado por: Cláudia Dias, Jaime Neves – lutadores - e Karas – narrador.

A matéria do espectáculo é afinal a mesma do dia-a-dia dos europeus, e revela a contradição irresolúvel que é ser habitante da Europa hoje: o discurso diz uma coisa e a prática diz outra......“quem domina os nossos corpos ,  quem é senhor deles?....” Qual é a estratégia dos mais fracos perante os mais fortes? Quem é o verdadeiro inimigo? O vizinho? O estranho?”...”Quando entramos no ringue? Quando é a nossa vez?... “Ao sentimento de opressão de que se libertam combatendo, opor-se-á o sentimento de solidariedade, entre pares, que se reforça no combate, quando eles se reconhecerem como iguais”.