Os trabalhadores das Misericórdias vão estar em greve no dia 15 de Março de 2024, para exigirem salários justos e dignos, melhores condições de trabalho e a integração na esfera do Estado. 

Para o ano de 2023, as Misericórdias recusaram-se a proceder à atualização salarial dos seus trabalhadores, apesar de os Acordos de Cooperação celebrados com o Governo terem sido atualizados entre 7% e 8%. 

Para 2024, estes mesmos acordos de cooperação tiveram um reforço de 123 milhões de euros e ainda assim, as Misericórdias ficaram-se por uma proposta de atualização salarial, para negociação, que resulta em aumentos entre 2 euros(!) e 5 euros(!) mensais, num completo desrespeito pelos trabalhadores e pela dignidade da pessoa humana. 

Esta é uma greve nacional, com expressão de rua em alguns distritos. Em Lisboa o sindicato dos trabalhadores em funções públicas do Sul (STFPSRA) realiza uma concentração de trabalhadores junto à Misericórdia de Arruda dos Vinhos, junto à Unidade de Cuidados Continuados pelas 9h30.