Organizações

A Inter-Reformados, alerta! Pelo Aumento Real dos Salários e Pensões Com Direito a viver com Dignidade

A União dos Sindicatos de Lisboa e a Inter-Reformados, alertam!

Os Reformados e Pensionistas, para estarem  atentos às previsões do aumento das reformas e pensões para o ano de 2020.  É inaceitável que o aumento das pensões possa estar condicionado ao valor da inflação de 2019. Um quinto dos reformados vive em risco de pobreza ou exclusão social, considerando que o nível médio das pensões da Segurança Social em 2017, situava-se nos 379€, apesar de ter havido nos últimos 4 anos uma pequena recuperação.

A pobreza combate-se com aumentos dignos nos salários e pensões, os reformados têm direito a viver melhor, neste sentido exortam todos os reformados e pensionistas a irem para a rua no dia 19 de Dezembro, pelas 16h00 no Largo da Misericórdia.

Consulta aqui o documento.

8º ENCONTRO DA INTER-REFORMADOS LISBOA

A Inter-Reformados de Lisboa/CGTP-IN, realizou o seu 8° Encontro sob o lema "Uma vida de trabalho exige valorização das reformas no presente e no futuro", no dia 22 de Junho (6ª feira) com início às 10h na Casa dos Direitos Sociais da CML .

Os reformados, pensionistas e idosos constituem um número significativo da população no distrito, muitos vivendo numa situação de pobreza, tendo no entanto muitos deles um papel importantíssimo de apoio à família. Durante o encontro foram discutidas várias matérias, nomeadamente: a necessidade do aumento geral das pensões e reformas; o acesso a uma habitação digna; mais e melhores serviços de saúde.

ESTÁ NA HORA DE COMBATER A DESIGUALDADE SALARIAL ENTRE MULHERES E HOMENS

As diferenças salariais entre mulheres e homens continuam a persistir no mercado de trabalho. Este dado traduzido em dias, significa, durante um ano, são  79 dias de trabalho das mulheres sem remuneração, segundo um estudo da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP. Os baixos rendimentos, a subvalorização do trabalho das mulheres e a segregação existentes em alguns sectores de actividade contribuem para acentuar as desigualdades sociais e perpetuam a situação de pobreza a que muitas trabalhadoras são votadas.

As discriminações, das quais resultam desigualdades nos salários ou nos ganhos, entre mulheres e homens, hoje em dia são indirectas, logo são menos visíveis. No entanto, existem em todos os sectores, privado e público, com maior ou menor intensidade.

Uma efectiva e mais abrangente agenda para a igualdade no trabalho, abrangendo a eliminação da discriminação nos salários, prémios e subsídios pela efectivação do principio constitucional do salário igual para  trabalho igual ou de igual valor.

MILHARES EM LISBOA NA MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!Milhares de jovens trabalhadores manifestaram-se, no dia 28 de Março (Dia Nacional da Juventude), nas ruas de Lisboa contra os vínculos precários e os baixos salários. A Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora, convocada pela Interjovem da CGTP-IN, com o lema "O tempo é hoje! Vencer a precariedade, defender os nossos direitos". Partindo da Praça da Figueira em direcção à Assembleia da República foram muitos os jovens que empunhando bandeiras da Interjovem/CGTP-IN gritaram palavras de ordem como "O trabalho é um direito, sem ele nada feito!" ou "A luta continua, nas empresas e na rua!" - foram também muitos os trabalhadores de centros de atendimento (call centers) que participaram neste protesto fazendo greve e foram milhares os que chegaram enérgicos à Assembleia para ouvir as intervenções de João Barreiros, coordenador da Interjovem da CGTP-IN e Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.

Ver as fotos da manifestação.

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!A Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, aprovada pelo Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN, é o momento de afirmação das bandeiras de luta da juventude, das suas reivindicações e é, por estas características, uma boa razão para para reivindicar e dinamizar a luta pela resolução dos problemas concretos. É também, pela expressão de massas que terá, um importante momento de afirmação e mobilização para o 1º de Maio.

A defesa da contratação colectiva, eixo fundamental para a afirmação e conquista de direitos por parte dos jovens trabalhadores. O combate pela revogação das normas gravosas da legislação laboral e contra o recurso à sub-contratação e às empresas de trabalho temporário. A luta contra a Precariedade, os horários desregulados e os baixos salários, pelo direito ao trabalho com direitos e pelo aumento geral dos salários. Vamos fazer uma grande manifestação de Jovens Trabalhadores no dia 28 de Março, às 15 horas, desde a Praça da Figueira até à Assembleia da República.

O TEMPO É HOJE! VENCER A PRECARIEDADE, DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS!

Ler documento da Interjovem.

TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A União dos Sindicatos de Lisboa e a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN realizou ontem, na Rua do Carmo, uma tribuna pública que assinalou o dia Internacional da Mulher. Esta iniciativa esteve inserida na Semana da Igualdade (6 a 10 de Março), organizada pela Intersindical Nacional, sob o tema Valorizar o trabalho – Efectivar a Igualdade. A Tribuna de Rua contou com a moderação da Jornalista Maria José Garrido, jornalista da TVI e com a participação de diversos oradores.

A tribuna contou com a intervenção de Arménio Carlos, Secretário-geral da CGTP-IN.

Esta acção foi concluída com um excerto de um espectáculo de Cláudia Dias e a participação de Jaime Neves, Pablo Fidalgo Lareo e Karas - Atenção à direita, que através da expressão corporal, do boxe e da palavra, coloca em evidência a importância de se reagir, resistir e lutar para que o mundo avance.

Ler mais: TRIBUNA DE RUA – É TEMPO DE EFECTIVAR A IGUALDADE – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRO

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRONo próximo dia 21 de Outubro realiza-se a 8ª Conferência Nacional da Interjovem, na União de Associações de Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sob o lema "Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade" jovens trabalhadores vão reflectir e discutir as orientações para a actividade sindical deste Órgão específico da CGTP-IN, bem como eleger a nova direcção nacional para o respectivo mandato.

A Interjovem desempenha um papel fundamental na definição das orientações gerais de intervenção dos sindicatos junto dos jovens trabalhadores, nas empresas, nos locais de trabalho ou em iniciativas de rua.

A partir de qualquer sindicato ou sector de actividade procura esclarecer e incentivar à sindicalização e organização para o desenvolvimento da luta, meio essencial para enfrentar os ataques aos seus direitos ou para as conquistas das suas reivindicações.

Ler tarjeta aos jovens trabalhadores.

ACABAR COM A PRECARIEDADE É CONSTRUIR O FUTURO!

doc interjovem lisboa precariedadeConstruir o futuro é combater todas as formas de precariedade, é exigir o aumentos dos salários, é reduzir e regular os horários de trabalho. Cada posto de trabalho tem de corresponder a um contracto efectivo. Mais salário representa uma real melhoria do poder de compra dos trabalhadores. As 35 horas para todos e sem adaptabilidades, banco de horas e outras desregulações nos horários de trabalho são essenciais para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores.

Luta e sindicaliza-te, é a resposta mais firme à exploração que o patrão impõe!

Lê o comunicado da Interjovem Lisboa.

7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!A Interjovem, enquanto organização específica da CGTP-IN, desenvolve a sua acção no quadro dos seus princípios e objectivos fundamentais de unidade, democracia, independência, solidariedade e do sindicalismo de classe e de massas. É neste âmbito que se enquadra a Interjovem/Lisboa e a sua intervenção junto dos jovens trabalhadores no distrito de Lisboa, dando expressão aos seus problemas específicos e às suas legítimas aspirações, enquadrada no conjunto da acção desenvolvida pela USL e pelos sindicatos, afirmando a sua natureza de classe e o papel insubstituível da CGTP-IN na conquista e defesa dos direitos dos trabalhadores. A Interjovem/Lisboa é ainda o espaço necessário para a discussão dos problemas da juventude e da sua resolução.

Ler mais: 7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!