InterJovem

Grande Piquenique Contra A Precariedade E Os Baixos Salários

4 DE JULHO, na Ribeira das Naus, em Lisboa, as 15h30

A Interjovem, organização de jovens trabalhadores da CGTP-IN, vai realizar o piquenique contra a precariedade e os baixos salários no dia 4 de Julho, na Ribeira das Naus, em Lisboa, as 15h30.

Esta iniciativa realiza-se numa altura em que milhares de jovens trabalhadores perderam os seus postos de trabalho (fruto da precariedade), viram os seus já baixos salários e rendimentos reduzidos e tiveram e têm os seus horários de trabalho desregulados. A exploração sobre os trabalhadores, em especial os mais jovens, intensificou-se à boleia do surto epidémico. Ao mesmo tempo em que se sonegam direitos laborais pondo em causa a segurança e a saúde dos trabalhadores, fazem-se apelos ao confinamento que incentivam à inacção e à submissão dos trabalhadores, em especial dos mais jovens.

Este piquenique pretende partilhar experiências, ser espaço de solidariedade e dar voz às reivindicações dos jovens trabalhadores.

26 de Março - Dia de Luta da Juventude Trabalhadora

Por força do surto epidémico do COVID-19, foi suspensa a manifestação nacional da juventude trabalhadora, que estava convocada para hoje, 26 de Março, em Lisboa. Porém, não cessa a luta dos jovens trabalhadores nem a acção reivindicativa.

A situação excepcional que se vive coloca a nu a necessidade de proteger os trabalhadores e valorizar os seus salários e deixa claro que a precariedade serve apenas os interesses do patronato.

A precariedade, que atinge ainda mais os jovens, deixa os trabalhadores mais expostos e vulneráveis, numa altura em que ainda seria mais necessária a estabilidade no emprego.

Exigimos o fim da precariedade e que a cada posto de trabalho permanente corresponda um vínculo de trabalho efectivo.

Assinalamos este dia 26 de Março como dia de protesto, reivindicação e luta.  A luta continua!

MILHARES EM LISBOA NA MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!Milhares de jovens trabalhadores manifestaram-se, no dia 28 de Março (Dia Nacional da Juventude), nas ruas de Lisboa contra os vínculos precários e os baixos salários. A Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora, convocada pela Interjovem da CGTP-IN, com o lema "O tempo é hoje! Vencer a precariedade, defender os nossos direitos". Partindo da Praça da Figueira em direcção à Assembleia da República foram muitos os jovens que empunhando bandeiras da Interjovem/CGTP-IN gritaram palavras de ordem como "O trabalho é um direito, sem ele nada feito!" ou "A luta continua, nas empresas e na rua!" - foram também muitos os trabalhadores de centros de atendimento (call centers) que participaram neste protesto fazendo greve e foram milhares os que chegaram enérgicos à Assembleia para ouvir as intervenções de João Barreiros, coordenador da Interjovem da CGTP-IN e Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.

Ver as fotos da manifestação.

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!A Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, aprovada pelo Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN, é o momento de afirmação das bandeiras de luta da juventude, das suas reivindicações e é, por estas características, uma boa razão para para reivindicar e dinamizar a luta pela resolução dos problemas concretos. É também, pela expressão de massas que terá, um importante momento de afirmação e mobilização para o 1º de Maio.

A defesa da contratação colectiva, eixo fundamental para a afirmação e conquista de direitos por parte dos jovens trabalhadores. O combate pela revogação das normas gravosas da legislação laboral e contra o recurso à sub-contratação e às empresas de trabalho temporário. A luta contra a Precariedade, os horários desregulados e os baixos salários, pelo direito ao trabalho com direitos e pelo aumento geral dos salários. Vamos fazer uma grande manifestação de Jovens Trabalhadores no dia 28 de Março, às 15 horas, desde a Praça da Figueira até à Assembleia da República.

O TEMPO É HOJE! VENCER A PRECARIEDADE, DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS!

Ler documento da Interjovem.

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRO

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRONo próximo dia 21 de Outubro realiza-se a 8ª Conferência Nacional da Interjovem, na União de Associações de Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sob o lema "Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade" jovens trabalhadores vão reflectir e discutir as orientações para a actividade sindical deste Órgão específico da CGTP-IN, bem como eleger a nova direcção nacional para o respectivo mandato.

A Interjovem desempenha um papel fundamental na definição das orientações gerais de intervenção dos sindicatos junto dos jovens trabalhadores, nas empresas, nos locais de trabalho ou em iniciativas de rua.

A partir de qualquer sindicato ou sector de actividade procura esclarecer e incentivar à sindicalização e organização para o desenvolvimento da luta, meio essencial para enfrentar os ataques aos seus direitos ou para as conquistas das suas reivindicações.

Ler tarjeta aos jovens trabalhadores.

ACABAR COM A PRECARIEDADE É CONSTRUIR O FUTURO!

doc interjovem lisboa precariedadeConstruir o futuro é combater todas as formas de precariedade, é exigir o aumentos dos salários, é reduzir e regular os horários de trabalho. Cada posto de trabalho tem de corresponder a um contracto efectivo. Mais salário representa uma real melhoria do poder de compra dos trabalhadores. As 35 horas para todos e sem adaptabilidades, banco de horas e outras desregulações nos horários de trabalho são essenciais para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores.

Luta e sindicaliza-te, é a resposta mais firme à exploração que o patrão impõe!

Lê o comunicado da Interjovem Lisboa.

7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!A Interjovem, enquanto organização específica da CGTP-IN, desenvolve a sua acção no quadro dos seus princípios e objectivos fundamentais de unidade, democracia, independência, solidariedade e do sindicalismo de classe e de massas. É neste âmbito que se enquadra a Interjovem/Lisboa e a sua intervenção junto dos jovens trabalhadores no distrito de Lisboa, dando expressão aos seus problemas específicos e às suas legítimas aspirações, enquadrada no conjunto da acção desenvolvida pela USL e pelos sindicatos, afirmando a sua natureza de classe e o papel insubstituível da CGTP-IN na conquista e defesa dos direitos dos trabalhadores. A Interjovem/Lisboa é ainda o espaço necessário para a discussão dos problemas da juventude e da sua resolução.

Ler mais: 7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES - NÃO A UM FUTURO DE PRECARIEDADE! EXIGIMOS ESTABILIDADE!Sob o mote "Basta! Não a um futuro de Precariedade! Exigimos Estabilidade!" jovens trabalhadores, mobilizados pela Interjovem/CGTP-IN, saíram à rua para participar na Manifestação Nacional da Juventude, em Lisboa. Esta manifestação que juntou, esta tarde, milhares de jovens vindos de diversos pontos do país, teve início no Largo do Camões e terminou numa empolgante concentração em frente à Assembleia da República.

O Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, disse na sua intervenção que a precariedade é "assédio moral" e "tortura psicológica" e "um vírus que corrói as famílias e a própria sociedade". Pediu "a revogação de normas gravosas dos últimos quatro anos que facilitaram os despedimentos e reduziram as indemnizações". Os manifestantes responderam com palavras de ordem como "queremos trabalhar, não queremos emigrar" ou "juventude está na rua, a luta continua". Foi já junto da Assembleia da República que aprovaram uma resolução na qual apelam à unidade dos jovens em torno da luta contra a precariedade, pela defesa do emprego e aumentos salariais, melhor política fiscal e a realização de um "grandioso 1.º de maio".

Ler mais: MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES - NÃO A UM FUTURO DE PRECARIEDADE! EXIGIMOS ESTABILIDADE!

Privacidade

Está em... Home Organizações Interjovem