InterJovem

VIII Conferência Distrital Da Interjovem/Lisboa

Lutar! Pelo Trabalho Com Direitos! Pelo Direito Ao Futuro!

A Interjovem Lisboa - CGTP (organização de jovens trabalhadores da CGTP-IN) no distrito de Lisboa vai realizar da VIII Conferência Distrital da Interjovem Lisboa, sob o Lema “Lutar! Pelo Trabalho Com Direitos! Pelo Direito Ao Futuro!”, no dia 25 de Setembro no auditório da Fundação José Saramago.

o actual quadro político, económico e social, atinge de forma particular os jovens trabalhadores.  A precariedade constitui a antecâmara do desemprego, os horários desregulados, os baixos salários, que impedem o acesso a habitação condigna e a possibilidade de terem a sua independência.

Na Conferência os jovens trabalhadores vão analisar e debater a situação política, económica e social e os principais problemas que na actualidade mais afectam a juventude trabalhadora; Aprovar as principais linhas para a acção imediata e para a luta dos jovens trabalhadores, em torno das suas principais reivindicações; Definir objectivos concretos para reforçar a organização sindical dos jovens, promover e dinamizar a sua participação, a todos os níveis, na vida dos sindicatos e nas estruturas do MSU e eleger a nova Direcção distrital.

Grande Piquenique Contra A Precariedade E Os Baixos Salários

4 DE JULHO, na Ribeira das Naus, em Lisboa, as 15h30

A Interjovem, organização de jovens trabalhadores da CGTP-IN, vai realizar o piquenique contra a precariedade e os baixos salários no dia 4 de Julho, na Ribeira das Naus, em Lisboa, as 15h30.

Esta iniciativa realiza-se numa altura em que milhares de jovens trabalhadores perderam os seus postos de trabalho (fruto da precariedade), viram os seus já baixos salários e rendimentos reduzidos e tiveram e têm os seus horários de trabalho desregulados. A exploração sobre os trabalhadores, em especial os mais jovens, intensificou-se à boleia do surto epidémico. Ao mesmo tempo em que se sonegam direitos laborais pondo em causa a segurança e a saúde dos trabalhadores, fazem-se apelos ao confinamento que incentivam à inacção e à submissão dos trabalhadores, em especial dos mais jovens.

Este piquenique pretende partilhar experiências, ser espaço de solidariedade e dar voz às reivindicações dos jovens trabalhadores.

26 de Março - Dia de Luta da Juventude Trabalhadora

Por força do surto epidémico do COVID-19, foi suspensa a manifestação nacional da juventude trabalhadora, que estava convocada para hoje, 26 de Março, em Lisboa. Porém, não cessa a luta dos jovens trabalhadores nem a acção reivindicativa.

A situação excepcional que se vive coloca a nu a necessidade de proteger os trabalhadores e valorizar os seus salários e deixa claro que a precariedade serve apenas os interesses do patronato.

A precariedade, que atinge ainda mais os jovens, deixa os trabalhadores mais expostos e vulneráveis, numa altura em que ainda seria mais necessária a estabilidade no emprego.

Exigimos o fim da precariedade e que a cada posto de trabalho permanente corresponda um vínculo de trabalho efectivo.

Assinalamos este dia 26 de Março como dia de protesto, reivindicação e luta.  A luta continua!

MILHARES EM LISBOA NA MANIFESTAÇÃO DA JUVENTUDE TRABALHADORA!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!Milhares de jovens trabalhadores manifestaram-se, no dia 28 de Março (Dia Nacional da Juventude), nas ruas de Lisboa contra os vínculos precários e os baixos salários. A Manifestação Nacional da Juventude Trabalhadora, convocada pela Interjovem da CGTP-IN, com o lema "O tempo é hoje! Vencer a precariedade, defender os nossos direitos". Partindo da Praça da Figueira em direcção à Assembleia da República foram muitos os jovens que empunhando bandeiras da Interjovem/CGTP-IN gritaram palavras de ordem como "O trabalho é um direito, sem ele nada feito!" ou "A luta continua, nas empresas e na rua!" - foram também muitos os trabalhadores de centros de atendimento (call centers) que participaram neste protesto fazendo greve e foram milhares os que chegaram enérgicos à Assembleia para ouvir as intervenções de João Barreiros, coordenador da Interjovem da CGTP-IN e Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP-IN.

Ver as fotos da manifestação.

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!

MANIFESTAÇÃO DE JOVENS TRABALHADORES A 28 DE MARÇO!A Manifestação Nacional de Jovens Trabalhadores, aprovada pelo Plenário Nacional de Sindicatos da CGTP-IN, é o momento de afirmação das bandeiras de luta da juventude, das suas reivindicações e é, por estas características, uma boa razão para para reivindicar e dinamizar a luta pela resolução dos problemas concretos. É também, pela expressão de massas que terá, um importante momento de afirmação e mobilização para o 1º de Maio.

A defesa da contratação colectiva, eixo fundamental para a afirmação e conquista de direitos por parte dos jovens trabalhadores. O combate pela revogação das normas gravosas da legislação laboral e contra o recurso à sub-contratação e às empresas de trabalho temporário. A luta contra a Precariedade, os horários desregulados e os baixos salários, pelo direito ao trabalho com direitos e pelo aumento geral dos salários. Vamos fazer uma grande manifestação de Jovens Trabalhadores no dia 28 de Março, às 15 horas, desde a Praça da Figueira até à Assembleia da República.

O TEMPO É HOJE! VENCER A PRECARIEDADE, DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS!

Ler documento da Interjovem.

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRO

8ª CONFERÊNCIA NACIONAL DA INTERJOVEM/CGTP-IN - 21 DE OUTUBRONo próximo dia 21 de Outubro realiza-se a 8ª Conferência Nacional da Interjovem, na União de Associações de Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo. Sob o lema "Contra a Precariedade - Exigimos Estabilidade" jovens trabalhadores vão reflectir e discutir as orientações para a actividade sindical deste Órgão específico da CGTP-IN, bem como eleger a nova direcção nacional para o respectivo mandato.

A Interjovem desempenha um papel fundamental na definição das orientações gerais de intervenção dos sindicatos junto dos jovens trabalhadores, nas empresas, nos locais de trabalho ou em iniciativas de rua.

A partir de qualquer sindicato ou sector de actividade procura esclarecer e incentivar à sindicalização e organização para o desenvolvimento da luta, meio essencial para enfrentar os ataques aos seus direitos ou para as conquistas das suas reivindicações.

Ler tarjeta aos jovens trabalhadores.

ACABAR COM A PRECARIEDADE É CONSTRUIR O FUTURO!

doc interjovem lisboa precariedadeConstruir o futuro é combater todas as formas de precariedade, é exigir o aumentos dos salários, é reduzir e regular os horários de trabalho. Cada posto de trabalho tem de corresponder a um contracto efectivo. Mais salário representa uma real melhoria do poder de compra dos trabalhadores. As 35 horas para todos e sem adaptabilidades, banco de horas e outras desregulações nos horários de trabalho são essenciais para a melhoria de qualidade de vida dos trabalhadores.

Luta e sindicaliza-te, é a resposta mais firme à exploração que o patrão impõe!

Lê o comunicado da Interjovem Lisboa.

7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!A Interjovem, enquanto organização específica da CGTP-IN, desenvolve a sua acção no quadro dos seus princípios e objectivos fundamentais de unidade, democracia, independência, solidariedade e do sindicalismo de classe e de massas. É neste âmbito que se enquadra a Interjovem/Lisboa e a sua intervenção junto dos jovens trabalhadores no distrito de Lisboa, dando expressão aos seus problemas específicos e às suas legítimas aspirações, enquadrada no conjunto da acção desenvolvida pela USL e pelos sindicatos, afirmando a sua natureza de classe e o papel insubstituível da CGTP-IN na conquista e defesa dos direitos dos trabalhadores. A Interjovem/Lisboa é ainda o espaço necessário para a discussão dos problemas da juventude e da sua resolução.

Ler mais: 7ª CONFERÊNCIA DISTRITAL DA INTERJOVEM LISBOA A 20 DE MAIO - ACABAR COM A PRECARIEDADE! CONSTRUIR O FUTURO! REFORÇAR OS SINDICATOS E A LUTA!

Privacidade

Está em... Home Organizações Interjovem