8 DE MARÇO

MARCHA | 15H | LG. CAMÕES - ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

A União dos Sindicatos de Lisboa/CGTP-IN, vai levar as reivindicações das mulheres trabalhadoras à Assembleia da República. No dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março é o dia em que se assinala a luta das mulheres trabalhadoras, contra a exploração, a guerra, por direitos sociais e políticos, por melhores salários e horários de trabalho.

Os anos passam e as desigualdades entre mulheres e homens persistem. No país e no distrito as mulheres trabalhadoras:

• Continuam a ser confrontadas com elevados níveis de precariedade (em especial as jovens trabalhadoras) e de pobreza laboral, num país e num distrito em que cada vez mais se empobrece a trabalhar, e em que as mulheres são particularmente atingidas pelos baixos salários, com consequências nas baixas pensões de reforma;
  • Continuam a ser vítimas da desigualdade salarial e da desvalorização das actividades profissionais e das qualificações das mulheres;
  • São particularmente atingidas pelas diversas formas de assédio e pela persistência de doenças profissionais;
  • São particularmente lesadas pelo desrespeito pelo horário de trabalho e os direitos de maternidade paternidade, obstaculizando a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar.

São estas práticas laborais, cimentadas numa legislação de trabalho, que é urgente revogar e combater.

Na Marcha vamos contar com a participação e intervenção da secretária Geral da CGTP- IN, Isabel Camarinha.