A Interjovem-Lisboa e o CENA STE realizaram no jardim da Torre de Belém, no dia 27 de junho, uma Iniciativa que reuniu alguns jovens artistas, músicos, fotógrafos, atrizes possibilitando a todos aqueles que se encontravam no local, ver a exposição fotográfica, ouvir poesia e música variada, desde o Jazz ao rap.

A Mariana Silva do Sindicato CENA STE referiu na sua intervenção a situação de .. Milhares de atores, bailarinos, músicos, cineastas, produtores, técnicos, sendo que muitos destes, jovens, vivem e têm vivido com muitas dificuldades e sem perspetivas de futuro. Têm vivido negligenciados por aqueles que teimam em encarar a Cultura como apenas mais uma atividade económica regida pelas regras do mercado, ignorando que a Cultura é um exercício de criação, de liberdade, de resistência e de transformação da vida.

Marta Corado em representação da Interjovem Lisboa falou-nos da importância de lutarmos para defender a democracia cultural enquanto factor de emancipação dos trabalhadores e do povo, uma cultura verdadeiramente popular, e para isso, os trabalhadores têm que ter um papel determinante e combater o fim das limitações deste direito fundamental constitucionalmente consagrado.

A Interjovem Lisboa- CGTP-IN exige que se crie as condições para garantir um  efectivo acesso da população à criação e fruição cultural, para isso é fundamental a estabilidade do emprego, o aumento dos salários bem como, uma política que assuma a educação, a ciência e a cultura como vectores estratégicos para o desenvolvimento do País.