A Comissão Distrital para a Igualdade entre Mulheres e Homens, iniciou a semana da Igualdade Junto das mulheres trabalhadoras, com as trabalhadoras e trabalhadores da Arqueologia, trabalhadores qualificados e com formação académica, a grande maioria encontra-se a recibos verdes, a instabilidade laboral é grande, o que não permite a estas jovens trabalhadoras e trabalhadores de terem a sua independência económica e financeira.

As condições de trabalho nas escavações são muitas vezes inexistentes, por vezes não há água corrente, balneários e casa de banho para mulheres, a organização destes trabalhadores, está a ganhar dinâmica em torno do seu sindicato o STARQ.

Logo de seguida, fomos para Alverca, onde estivemos com as trabalhadoras da logística. Este sector é muito marcado pela precariedade, no final de 2020 mais de metade dos trabalhadores com vínculo precário, eram mulheres; pelos baixos salários, as mulheres continuam a ser o maior número de trabalhadores a receber o SMN. O que as deixa mais expostas à situação de pobreza e exclusão Social.  Estes foram alguns dos temas abordados nos diversos plenários realizados com as trabalhadoras e trabalhadores, pois a Igualdade entre Mulheres e homens é uma luta de todos, que vamos continuar a travar para lutar.