APOIO À GREVE GERAL DE 24 DE NOVEMBRO DE 2010

 DECLARAÇÃO CON)UNTA DOS SINDICATOS DE TRANSPORTES E COMUNICAÇÖES

Os Sinclicatos Representativos dos Trabalhadores dos Sectores de Transportes e Comunicaçöes, reunidos em Lísboa, no dia 20 de Outubro de 2010, para debaterem a situação económica e sodal nos respectivos Sectores: nomeadamente as medidas do Governo anunciadas no PEC 3 e constantes no Orçamento de Estado para 2011.

 

Medidas essas, que visam desferir um violento ataque aos Trabalhadores, traduzido num corte profundo nos salários e congelamento cle toda a componente pecuniária dos contratos colectivos nas empresas públicas, com indicação ao sector privado para lhes segvir o exemplo.

Estas decisões do Governo desrespeitam o direito constitucional à contratação colectiva, pois pretende alterar os Acordos de Empresa de forma unilateral e prepotente.

Rejeitam os objectivos patronais de pretenderem aumentar os sacrilícios aos trabalhadores, através do congelamento dos salários, aumento da precariedade no trabalho, bloqueio à contrataçåo colectiva aumentando assim a exploração dos trabalhadores.

Os Sindicatos de Transportes e Comunicações juntam-se a todos os que estão dispostos a unir esforços e vontades, assumindo lutar por mudanças de po)íticas que respondam às necessidades e anseios dos trabalhadores e das populações.

Decidem:

• Apoiar a GREVE GERAL decidìda para o dia 24 de Novembro de 2010

• Assumír o compromìsso de se empenharem na mobilização dos trabalhadores dos transportes e das comunicações a participarem activamente na luta, contribuindo assim para o êxito da GREVE
GERAL!

• Construir um grupo de trabalho com carácter informal com base nos Sindicatos de todos os Sectores de Transportes e Comunicações, de forma a acompanhar o desenvolvimento desta importante luta.

Os Sindicatos de Transportes e Comunicações

FECTRANS; STRUP; STTM; SNM; SITEMAQ; STFCMM; SIMAMEVIP;
SENSIQ; SINDEM; SITRA; SIOFA; SNTCT; SNTSF; ASPTC; SITAVA;
AIPTC; SMAQ; SINTTAV