A União dos Sindicatos de Lisboa –CGTP-IN, estrutura que integra a Plataforma Lisboa em Defesa do SNS, vai realizar no dia 15 de Maio, um encontro de Saúde, sob o Lema “ 40 ANOS DO SNS - UMA CONQUISTA DE ABRIL- no auditório do Centro de saúde de Sete Rios – Lisboa das 9h30 às 13h00.

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) criado há 40 anos, resulta da revolução de Abril de 1974, trouxe progressos significativos na saúde preventiva e curativa. O SNS tem sido o instrumento fundamental para a melhoria dos indicadores de saúde constituindo um factor de combate à exclusão social e de grande influência na qualidade de vida da população.

Nestes 40 anos de existência, o SNS tem sido atacado por políticas que levaram ao seu sub-financiamento crónico, à carência de profissionais, ao sub-aproveitamento dos seus recursos e a dificuldades de organização e gestão, o que tem aberto o caminho para a proliferação do sector privado financiado pelo Estado.

É neste contexto que  assume grande importância a revisão de Lei de Bases da Saúde . O PS prepara-se para ceder às pressões dos grandes grupos privados da saúde e à "pressão" do presidente da República, ao abrir a porta à continuidade das Parcerias Públicas Privadas (PPP) na saúde.

Neste encontro vamos contar com a participação de Carlos Silva Santos, Médico de Saúde Pública. Processo histórico do SNS e o papel dos profissionais de Saúde, Eugénio Rosa, Economista. Financiamento do Estado nas PPP e ADSE.