Acção De Luta Nacional - Aumentar Os Salários! Desenvolver O País

O Conselho Nacional da CGTP-IN, decidiu realizar no dia 26 de Setembro, Sábado, uma Acção de Luta Nacional, (descentralizada) em todos os distritos e nas regiões autónomas sob o lema “Aumentar os salários! Desenvolver o País.”

Em Lisboa, a manifestação irá ter duas pré-concentrações – Cais do Sodré (Concelhos de Setúbal) e no Rossio – distrito de Lisboa, pelas 14h30 até ao Terreiro do Paço.

Esta acção assume particular importância quando assistimos a um fortíssimo ataque aos trabalhadores e aos seus direitos que conjugado com o agravamento da situação económica requer por parte dos trabalhadores uma forte dinâmica reivindicativa como resposta a acção do patronato que tenta impor cortes nos salários, impor o Banco de Horas e despedir trabalhadores.

Face à situação é urgente e necessário o aumento geral das pensões e dos salários, a fixação do SMN a curto prazo em 850 euros e a valorização das carreiras e profissões; a garantia do emprego e do combate à precariedade; a dinamização da contratação colectiva são reivindicações importantes tanto para os trabalhadores como para a dinamização da economia e o desenvolvimento do país.

Na resolução do C.N salienta que esta acção de luta “visa expressar a determinação dos trabalhadores para romper com o novo ciclo de incremento à exploração” ... “é preciso dar centralidade à valorização do trabalho, como factor determinante para a melhoria das condições de vida e de trabalho, bem como para o futuro do país”.

Ler Resolução.