Semana de Acção e Luta Em todos os Sectores - 7 a 11 de Dezembro
- Detalhes
- Publicado em 04 dezembro 2020
- Acessos: 239
O Conselho Nacional da CGTP-IN decidiu uma semana de “Acção e Luta em todos os sectores”, de 7 a 11 de Dezembro, sob o lema: Proteger os Trabalhadores! Aumentar salários! Garantir direitos!Em luta pelo emprego com direitos, contratação colectiva, 35 horas, reforço dos serviços públicos.
A pandemia do COVID-19, a crise sanitária que se arrasta e as consequências no plano económico e social, estão a traduzir-se num dos piores momentos de que há memória na vida dos trabalhadores e das suas famílias.
Neste quadro, impunham-se respostas firmes e determinadas de protecção dos trabalhadores, da salvaguarda da sua segurança e saúde, dos seus direitos e rendimentos. Mas não é isso que tem estado a acontecer, as medidas do Governo PS, são invariavelmente a favor do grande capital, e de uma cobertura escandalosa do aproveitamento que á boleia da pandemia, o grande patronato está a fazer para manter os seus lucros, aumentando a exploração dos trabalhadores, uma situação particularmente grave no distrito de Lisboa.
O objectivo desta acção de luta é fazer convergir o maior número de acções a partir das empresas e locais de trabalho (greves, plenários, concentrações, manifestações) para esta semana.
Vamos fazer do dia 11 uma grande jornada de luta!
45.º Aniversário da União dos sindicatos de Lisboa – 45 anos de luta pelos trabalhadores.- a União que faz a força
- Detalhes
- Publicado em 02 novembro 2020
- Acessos: 134
A União dos sindicatos de Lisboa, comemora este ano o seu 45º aniversário e o 50º aniversário da CGTP-in, datas de maior importância para o Movimento Sindical Unitário e particularmente para o nosso Distrito.
Comemoramos um imenso percurso de luta, com e pelos trabalhadores, construído ao longo destes anos por muitos homens e mulheres, dirigentes delegados e activistas e trabalhadores sindicais.
A vida da União dos sindicatos de lisboa, coincide com um conjunto de alterações políticas, económicas e sociais e culturais, que ocorreram de forma muito intensa que acabaram por ser vividas de uma maneira muito intensa pelo Movimento Sindical Unitário no distrito.
Neste sentido vamos realizar um jantar no dia 6 de de Novembro e uma exposição, na casa do Alentejo, que reflecte os principais momentos de intervenção da nossa estrutura, tentando reflectir na luta a solidariedade, a coragem e a alegria desta União, que faz mesmo a força.
Parabéns CGTP-IN
- Detalhes
- Publicado em 01 outubro 2020
- Acessos: 268
A CGTP-IN comemora no dia 1 de Outubro o seu 50ª aniversário. Esta central sindical é uma conquista histórica do Movimento Operário Português, deu e continua a dar um importante contributo para a conquista da liberdade e da democracia, o reconhecimento constitucional dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores, na luta incessante pela valorização do trabalho e na defesa dos valores de Abril.
A afirmação e prestígio da CGTP-IN decorrem da sua acção prática e dos seus princípios que dão força à luta da classe operária e dos trabalhadores contribuindo assim para a construção da unidade, da solidariedade e da vivência democrática entre todos os trabalhadores.
Comemorar este aniversário é afirmar a continuação do empenho na construção de um futuro melhor, onde a dignificação dos trabalhadores tem que estar indissociavelmente ligada à construção de uma sociedade mais justa, mais fraterna e solidária.
Acção De Luta Nacional Em Lisboa Traz À Rua Milhares De Trabalhadores!
- Detalhes
- Publicado em 01 outubro 2020
- Acessos: 261
No dia 26 de Setembro a CGTP-IN levou a cabo a Jornada Nacional de luta em Lisboa, contou com a participação de muitos trabalhadores e ativistas sindicais que desfilaram a partir do Cais do Sodré e do Rossio até à Pça. do Comércio.
A luta pelo emprego, pelo salário pelos direitos tem sido uma luta constante, ainda mais quando milhares de trabalhadores foram despedidos e outros estão em risco de o ser, apesar dos milhões de fundos públicos que foram disponibilizados para as grandes empresas, retirando verbas à conta da Segurança Social. A defesa do emprego e a luta contra a precariedade é uma prioridade de luta.
Na intervenção proferida pela Secretária Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha reafirmou a importância que tem a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais e a necessidade de se revogar as normas gravosas do código do trabalho, nomeadamente a da implementação do banco de horas grupal.
Face ao actual contexto económico e social o aumento geral dos salários por via da contratação colectiva, a valorização do trabalho e dos trabalhadores são fatores determinantes para a melhoria das condições de vida e para o desenvolvimento do país.
No final da manifestação foi aprovada uma resolução, que contém 13 reivindicações imediatas e onde é assumido o compromisso de continuar a luta, reforçando a organização e a unidade entre todos os trabalhadores, de tomar nas nossas mãos a defesa e valorização do trabalho e dos trabalhadores, a conquista de um país desenvolvido e soberano.
Interjovem Lisboa Aprova A Carta Reivindicativa
- Detalhes
- Publicado em 01 outubro 2020
- Acessos: 528
A Interjovem Lisboa aprovou a “CARTA REIVINDICATIVA DO JOVENS TRABALHADORES DO DISTRITO DE LISBOA”. Os Jovens trabalhadores não estão condenados a viver com a angústia a incerteza nas suas vidas, a perder direitos, emprego e remunerações, a ficar refém do que o capital e as estruturas ao seu serviço o determinem. A Interjovem alerta na Carta Reivindicativa para que não haja ilusões... “Sem um aumento significativo dos salários, os trabalhadores e em grande percentagem os mais jovens e os mais qualificados, continuarão a emigrar. A luta contra a precariedade é uma das grandes prioridades de acção da Interjovem e exigem a alteração das normas da revisão do código do Trabalho que agravam a precariedade, nomeadamente o alargamento do período experimental e a generalização dos contratos de muito curta duração bem como o alargamento às condições de acesso às prestações de desemprego.
Foi com esta determinação de Lutar. Pelo Trabalho com Direitos! Pelo Direito ao Futuro, que foi eleita a nova direcção distrital da Interjovem Lisboa, constituída por 13 Jovens de 8 sectores de actividade (CESP; Hotelaria; SINTAF; STAL; STML; Função Pública e Enfermeiros). A Interjovem Lisboa constitui um espaço de partilha de discussão, mas também de acção e de luta que reforça o Movimento Sindical Unitário.
VIII Conferência Distrital Da Interjovem/Lisboa
- Detalhes
- Publicado em 21 setembro 2020
- Acessos: 280
Lutar! Pelo Trabalho Com Direitos! Pelo Direito Ao Futuro!
A Interjovem Lisboa - CGTP (organização de jovens trabalhadores da CGTP-IN) no distrito de Lisboa vai realizar da VIII Conferência Distrital da Interjovem Lisboa, sob o Lema “Lutar! Pelo Trabalho Com Direitos! Pelo Direito Ao Futuro!”, no dia 25 de Setembro no auditório da Fundação José Saramago.
o actual quadro político, económico e social, atinge de forma particular os jovens trabalhadores. A precariedade constitui a antecâmara do desemprego, os horários desregulados, os baixos salários, que impedem o acesso a habitação condigna e a possibilidade de terem a sua independência.
Na Conferência os jovens trabalhadores vão analisar e debater a situação política, económica e social e os principais problemas que na actualidade mais afectam a juventude trabalhadora; Aprovar as principais linhas para a acção imediata e para a luta dos jovens trabalhadores, em torno das suas principais reivindicações; Definir objectivos concretos para reforçar a organização sindical dos jovens, promover e dinamizar a sua participação, a todos os níveis, na vida dos sindicatos e nas estruturas do MSU e eleger a nova Direcção distrital.
Acção De Luta Nacional - Aumentar Os Salários! Desenvolver O País
- Detalhes
- Publicado em 21 setembro 2020
- Acessos: 299
O Conselho Nacional da CGTP-IN, decidiu realizar no dia 26 de Setembro, Sábado, uma Acção de Luta Nacional, (descentralizada) em todos os distritos e nas regiões autónomas sob o lema “Aumentar os salários! Desenvolver o País.”
Em Lisboa, a manifestação irá ter duas pré-concentrações – Cais do Sodré (Concelhos de Setúbal) e no Rossio – distrito de Lisboa, pelas 14h30 até ao Terreiro do Paço.
Esta acção assume particular importância quando assistimos a um fortíssimo ataque aos trabalhadores e aos seus direitos que conjugado com o agravamento da situação económica requer por parte dos trabalhadores uma forte dinâmica reivindicativa como resposta a acção do patronato que tenta impor cortes nos salários, impor o Banco de Horas e despedir trabalhadores.
Face à situação é urgente e necessário o aumento geral das pensões e dos salários, a fixação do SMN a curto prazo em 850 euros e a valorização das carreiras e profissões; a garantia do emprego e do combate à precariedade; a dinamização da contratação colectiva são reivindicações importantes tanto para os trabalhadores como para a dinamização da economia e o desenvolvimento do país.
Na resolução do C.N salienta que esta acção de luta “visa expressar a determinação dos trabalhadores para romper com o novo ciclo de incremento à exploração” ... “é preciso dar centralidade à valorização do trabalho, como factor determinante para a melhoria das condições de vida e de trabalho, bem como para o futuro do país”.
Ler Resolução.
Acção De Denúncia No Hospital Beatriz Ângelo - Os Enfermeiros Das PPP Não São Enfermeiros De Segunda
- Detalhes
- Publicado em 30 julho 2020
- Acessos: 347
O SEP vai realizar uma acção de denúncia no Hospital Beatriz Ângelo, (HBA), no dia 12 de Agosto, pelas 11h00. Este hospital é uma Parceria público privado (HPP), os HPP são autênticos sorvedouros de dinheiros públicos para os privados, e deixam muito a desejar quanto aos direitos dos seus trabalhadores.
Segundo o SEP, os enfermeiros nesta instituição estão sujeitos a uma carga horária de 40 horas semanais, superior ao praticado nas restantes instituições do SNS; a elevados ritmos de trabalho e sobrecarga laboral (horas extraordinárias) o que leva a um estado de exaustão e um condicionamento da vida pessoal e familiar, é grande a carência de enfermeiros nos serviços e a precarização do vínculo (recibos verdes). Estas más condições de trabalho provocam grande rotatividade nas equipes o que leva a uma grande instabilidade nos serviços. O Sindicato faz um conjunto de exigências nomeadamente o fim do modelo das PPP, cumprindo o estabelecido na nova Lei de Bases da Saúde.
Ler comunicado.
Acção De Protesto Contra O Despedimento De Trabalhadores Em Situação Precária Nas Escolas
- Detalhes
- Publicado em 29 julho 2020
- Acessos: 326
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores Em Funções Publicas e Sociais, vai realizar uma concentração em frente ao Ministério da Educação, em Lisboa, no dia 30 de Julho, pelas 14h30. Esta acção de luta é contra a institucionalização da precariedade na escola pública; pela integração dos trabalhadores precários; pela nova portaria de rácios; por um ano lectivo com segurança e saúde para toda a comunidade escolar.
A acção é convocada na sequência de informações dadas pela Secretária de Estado da Educação, onde se confirma que o Ministro da Educação e o Governo pretendem manter uma politica de recursos humanos que visa institucionalizar a sazonalidade da contratação a termo certo resolutivo, a tempo parcial, à hora, por uma semana,....ao mês ou no máximo um ano lectivo. Esta situação atinge muitos trabalhadores nomeadamente os assistentes operacionais e assistentes técnicos.
Ler nota.
Nem A Pandemia Travou O Assédio Na CGD
- Detalhes
- Publicado em 29 julho 2020
- Acessos: 340
A Administração da CGD continua com as agressões aos trabalhadores e à CGD, cumprindo religiosamente o Plano Estratégico 2016-2020, que o Governo acordou com a DGCOMP.
Na CGD está em curso uma ofensiva violenta, por via do assédio, contra todos aqueles que não aceitam vender o seu posto de trabalho ou ceder ao “superior interesse da CGD” através de PPR (Plano Pré-Reforma) ou RMA (Rescisão Mútuo Acordo) compulsivo e com prejuízos graves para a vida futura.
Ler comunicado.