SNTCT ALERTA TRABALHADORES CONTRA O BANCO DE HORAS!

SNTCT ALERTA TRABALHADORES CONTRA O BANCO DE HORAS!Num comunicado dirigido aos trabalhadores, o SNTCT alerta para os riscos do banco de horas. O banco de horas individual vai levar à redução da remuneração auferida pelos trabalhadores, por exemplo, podem deixar de ser pagas as horas extraordinárias. Torna mais flexível a fixação dos horários de trabalho diários, semanais e mensais, ou seja, o trabalhador pode trabalhar 10 horas em alguns dias ou 50 horas por semana, por exemplo, e apenas cinco noutras ou até mesmo folgar noutros dias (perdendo todos os subsídios), compensando o que trabalhou a mais.
Isto implica que esta flexibilidade não deixe espaço para horas extraordinárias que, assim, deixariam de ser pagas, bem como alguns subsídios, como por exemplo o subsídio de refeição. Assim o trabalhador trabalha sempre ao mesmo preço, quer seja no tempo das horas extraordinárias, quer seja no seu tempo de descanso, o que vai levar a uma diminuição da remuneração dos trabalhadores.
O banco de horas é um mecanismo para pagar menos pelo trabalho prestado e seriam os CTT a gerir o tempo de trabalho e o tempo é um ponto fulcral na organização da vida dos trabalhadores.

Está em... Home Propaganda SNTCT ALERTA TRABALHADORES CONTRA O BANCO DE HORAS!