capa_luta_fiequimetal_camoesO Largo de Camões, em Lisboa, foi hoje preenchido por centenas de activistas, delegados e dirigentes sindicais dos sindicatos da FIEQUIMETAL (Federação Intersindical das Indústrias, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas), em resposta à reunião convocada por esta estrutura para tomar posição, junto do Ministério da Economia e do Emprego, em defesa da dinamização do sector produtivo e exigir o aumento dos salários.
Os órgãos da federação, debruçando-se sobre a situação económica, social e laboral dos trabalhadores nos sectores da indústria que a Fiequimetal representa, têm vindo a constatar um agravamento das condições de vida e de trabalho, assim como das ameaças ao emprego e aos direitos, em simultâneo com a degradação do sector produtivo, em especial nas áreas mais dependentes do mercado interno.
Esta situação confirma que as políticas de austeridade não só não resolvem nenhum dos problemas com que o País está confrontado, como agravam a situação e penalizam fortemente os trabalhadores e o povo.
Perante este quadro, impõe-se reafirmar a exigência de medidas que promovam o investimento produtivo, o aumento dos salários, a criação e a estabilidade do emprego e a valorização dos direitos, enquanto reivindicações estratégicas, que constituem um imperativo para a saída da grave situação económica e social, em que as políticas de direita mergulharam o País.

Ler convocatória em divulgação na estrutura sindical

Ler documento sobre «Indústria e Política Industrial» - estudo e acção

Ver fotogaleria desta jornada de luta