Greve dos bombeiros profissionais com grande adesão em todo o País

SAPADORES BOMBEIROS EM LUTA PELA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA

Centenas de  Sapadores Bombeiros de Lisboa concentraram-se no dia 14 de Janeiro, pelas 14h30, junto do Ministério do Trabalho e Segurança Social (Praça de Londres).

Esta acção de protesto teve como objectivo, repudiar os projectos de lei do Governo que procuram destruir a carreira do bombeiro profissional e degradar as suas condições de aposentação a níveis inéditos e totalmente inaceitáveis.

A proposta do Governo prevêem, a revisão da Carreira especial de Bombeiro que tem como consequência a diminuição da remuneração base de ingresso na carreira, pois está incluindo o subsidio de penosidade e risco e ainda o subsidio de disponibilidade, a título de exemplo, um bombeiro em inicio de carreira fica a receber menos que o SMN.  Foi proposto também num outro diploma, a revisão do regime de aposentação, onde se encontra plasmado o aumento da idade  da reforma para os 60 anos com penalizações.

As propostas do Governo, além de revelarem um ataque sem precedentes aos direitos e expectativas destes profissionais, demonstram também uma total irresponsabilidade face aos interesses das populações. No caso de serem aprovadas, colocam em causa a eficiência e qualidade do socorro, ou seja, contribuem para a insegurança de pessoas e bens.  Atacar os Sapadores Bombeiros, é atacar as populações e também os seus direitos!

O Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa ( STML) , o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e os bombeiros profissionais, irão prosseguir a luta. Decretaram um pré-aviso de Greve até ao dia 5 de Fevereiro e a realização de uma concentração em frente ao Conselho de Ministros, já para esta 5ª feira, dia 17 de Janeiro.

Está em... Home Acção Reivindicativa Greve dos bombeiros profissionais com grande adesão em todo o País