Os Trabalhadores da Grande Distribuição em Luta!

TRABALHADORES DA GRANDE DISTRIBUIÇÃO FAZEM GREVE NA VÉSPERA DO NATAL

O Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) fez sair um pré-aviso de GREVE para a véspera do Natal para os trabalhadores das empresas da grande Distribuição.

Os trabalhadores decidiram esta forma de luta com o CESP após 26 meses de negociação com as empresas representadas pela Associação Patronal - Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) - que incluem a Sonae, Pingo Doce/Jerónimo Martins, Auchan, Lidl, Dia/Minipreço, Fnac, El Corte Inglés e muitas outras. A APED continua a não apresentar propostas de verdadeiro aumento dos salários e correcção das injustiças e discriminações existentes: a proposta de aumentos em cima da mesa é de 3,21€ (menos de 11 cêntimos por dia) no salário do operador especializado, com 8 ou mais anos de casa, o que constitui uma afronta quando estas empresas têm avultados lucros. Esta proposta colocaria a generalidade dos trabalhadores pouco acima do salário mínimo nacional para 2019. A APED quer também reduzir o valor do trabalho extraordinário e desregular ainda mais os horários de trabalho com a introdução do banco de horas no Contrato Colectivo de Trabalho.

Os trabalhadores estão em greve e exigem a negociação do contrato colectivo de trabalho com:
- aumento dos salários para todos com diferenciação das categorias profissionais e fim da Tabela B (a mais baixa);
- correcção da injustiça na carreira dos operadores de armazém inferior à dos operadores de loja;
- horários regulados que permitam aos trabalhadores ter vida pessoal e familiar.

Os trabalhadores dizem não à chantagem patronal de querer baixar o valor pago pelo trabalho extraordinário e introduzir o banco de horas no Contrato Colectivo.

Esta Greve contou com a participação do Secretário Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, na conferência de imprensa que o sindicato marcou para a porta da APED.

Está em... Home Acção Reivindicativa Os Trabalhadores da Grande Distribuição em Luta!