Página Inicial - União dos Sindicatos de Lisboa - CGTP-IN http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/component/content/?view=featured Mon, 10 Dec 2018 03:11:46 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-pt Bombeiros avançam para a greve http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1702-bombeiros-avancam-para-a-greve http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1702-bombeiros-avancam-para-a-greve

 

181203 ProtestoBombeiros 056 288px b7b41 GRANDE PROTESTO EM LISBOA

Centenas de bombeiros sapadores e municipais manifestaram-se hoje em Lisboa, contra as medidas gravosas que o governo pretende impôr ao sector, de forma prepotente e unilateral.

Na resolução aprovada, os sindicatos acusam o governo de "ofender os bombeiros profissionais, degradando o seu estatuto, desvalorizando a sua carreira e obstaculizando as condições da sua aposentação", e avançam com um pré-aviso de greve entre os dias 19 de Dezembro e 2 de Janeiro, caso o governo se recuse a dar resposta às suas justas reivindicações.

Ver resolução aprovada

Ver fotos

(fonte www.stal.pt)
]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Wed, 05 Dec 2018 11:11:58 +0000
15 de Novembro: "uma das mais belas e impressionantes jornadas de luta" http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1701-15-de-novembro-uma-das-mais-belas-e-impressionantes-jornadas-de-luta http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1701-15-de-novembro-uma-das-mais-belas-e-impressionantes-jornadas-de-luta

A maior manifestação dos últimos tempos, promovida pela CGTP - Intersindical Nacional, encheu e transbordou a Avenida da liberdade!

Milhares de trabalhadores, de Norte a Sul do país, das fábricas aos call centers, da justiça à limpeza urbana, da educação à saúde, estiveram na rua e reinvindicaram a urgência de "avançar, avançar para os trabalhadores valorizar".

Acusam o Governo de não alcançar a urgente e necessária valorização do trabalho, dos salários, do emprego e da contratação colectiva.

Esta grandiosa manifestação deixou bem expressa a necessidade da luta e a certeza de que esta vai ter que continuar.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Mon, 19 Nov 2018 11:29:39 +0000
Trabalhadores da Limpeza Urbana da Junta de Campolide em luta pelos seus direitos! http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1700-trabalhadores-da-limpeza-urbana-da-junta-de-campolide-em-luta-pelos-seus-direitos http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1700-trabalhadores-da-limpeza-urbana-da-junta-de-campolide-em-luta-pelos-seus-direitos

Os trabalhadores da limpeza urbana da Junta de Freguesia de Campolide realizaram hoje, dia 14 de Novembro, um plenário convocado pelo STML, junto à sede da Junta.

A concentração teve como objectivo entregar ao Presidente André Couto o abaixo-assinado que recolheu a concordância da imensa maioria dos trabalhadores deste importante sector profissional.

O referido abaixo-assinado identificava os problemas que afectam os trabalhadores da limpeza urbana, e que se arrastam há vários meses, sem merecer do respectivo Executivo da Junta de Freguesia de Campolide a devida atenção e, principalmente, as respostas necessárias

Esta iniciativa teve, para já, o ganho imediato de o Presidente da Junta de Freguesia assumir o seu o compromisso em reunir brevemente com o Sindicato no sentido de debater e encontrar soluções aos vários problemas denunciados.

No final da acção de luta ficou ainda o compromisso destes trabalhadores levarem as suas reivindicações ( e o pano que empunhavam) á Manifestação Nacional da CGTP-IN do dia seguinte.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Thu, 15 Nov 2018 12:16:14 +0000
Greve das Trabalhadoras da Limpeza Industrial http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1698-greve-das-trabalhadoras-da-limpeza-industrial http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1698-greve-das-trabalhadoras-da-limpeza-industrial

DIA DE LUTA NACIONAL PARA OS TRABALHADORES DA LIMPEZA INDUSTRIAL
No dia 9 de Novembro largas centenas de trabalhadores da limpeza industrial (limpeza de hospitais, escolas, transportes e universidades, centros comerciais, fabricas, escritórios, entre outros) estiveram em greve e promoveram uma manifestação do Parque Eduardo VII para a sede da associação patronal, situada na Rua Conde Redondo.
Os trabalhadores da limpeza industrial lutam pela revisão do Contrato Colectivo de Trabalho e pelo cumprimento dos direitos laborais. Há 14 anos que a associação patronal (APFS – Associação Portuguesa de Facility Services) recusa negociar com o STAD a revisão deste CCT, desculpando-se que está caducado, apesar do Ministério nunca o ter declarado e quando existem inúmeras sentenças de processos em tribunal favoráveis aos trabalhadores e que condenam os patrões, o que destrói o seu argumento falacioso!
Os processos colocados em Tribunal prendem-se com o não cumprimento de importantes direitos como o pagamento das horas nocturnas a 30% e a 50%, o pagamento dos feriados a 100% e a concessão de um dia de folga compensatória, o pagamento dos domingos, quando trabalhados, com acréscimo de 16% sobre a remuneração mensal e o pagamento desse acréscimo nos Subsídios de Férias e de Natal e a violação do direito ao local de trabalho através de transferências abusivas feitas pelos patrões. Estiveram presentes o Coordenador da União dos sindicatos de Lisboa, Libério Domingues, e o Secretário geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, que apelaram à participação na manifestação do dia 15 de Novembro.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Tue, 13 Nov 2018 12:12:44 +0000
Trabalhadores do Novo Banco em Luta! http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1697-trabalhadores-do-novo-banco-em-luta http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1697-trabalhadores-do-novo-banco-em-luta

NA LUTA CONTRA A PRECARIEDADE PELOS DIREITOS
Trabalhadores dos Serviços de Suporte Operacional, ACE do Grupo NovoBanco, S.A.
A administração do Novo Banco não aceita negociar o AE com o SINTAF (Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira) e ameaça com a possibilidade de externalização dos serviços, nomeadamente os Serviços de Suporte Operacional, ACE do Grupo NovoBanco, S.A. (GNB-SSO) e o consequente despedimento dos trabalhadores, factor que poderá causar instabilidade e contribuirá para aumentar a precariedade.
Nesse sentido os trabalhadores decidiram em plenário participar na manifestação da CGTP-IN, ao abrigo do pré-aviso de greve emitido pelo sindicato.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Tue, 13 Nov 2018 10:08:06 +0000
15 de Novembro - Grande Dinâmica de Luta nas Empresas e na Rua! http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1696-15-de-novembro-grande-dinamica-de-luta-nas-empresas-e-na-rua http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1696-15-de-novembro-grande-dinamica-de-luta-nas-empresas-e-na-rua

Já se sente o ambiente para a manifestação convocada pela CGTP-IN para o dia 15 de Novembro sob o lema "Avançar nos direitos, valorizar os trablhadores". As principais artérias, entradas e praças da cidade de Lisboa encontram-se decoradas com faixas e pendões que vestem os postes de iluminação. Os carros de som chamam a atenção para a importância da participação nesta grande manifestação.
Tanto os sindicatos da Administração Pública como os do sector privado emitiram pré-avisos de Greve (Auchan, Pingo Doce, Sonae, Grupo Inditex, Novo Banco, Sector da Hotelaria e Turismo, Indústria Alimentar, OGMA,  Câmaras Municipais, Escolas, Serviços Públicos, etc.) possibilitando a todos os trabalhadores participarem na manifestação. São também muitos os plenários, acções de distribuição e de contacto com os trabalhadores.
Este protesto decorre no momento em que está em discussão, na Assembleia da República, o Orçamento do Estado para 2019. Em simultâneo, o Governo PS avançou com um acordo que fez com a UGT e o patronato, para alterar a lei laboral.
É possível e necessário ir mais longe na reposição de rendimentos e direitos dos trabalhadores e pensionistas. Este é o momento para exigir a revogação das normas gravosas da legislação laboral. Este é o momento de avançar nos direitos.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Thu, 08 Nov 2018 12:25:55 +0000
A Desigualdade Salarial Entre Mulheres e Homens Persiste http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/33-temas/igualdade/1695-a-desigualdade-salarial-entre-mulheres-e-homens-persiste http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/33-temas/igualdade/1695-a-desigualdade-salarial-entre-mulheres-e-homens-persiste

No dia 4 de Novembro assinalou-se o dia da Igualdade Salarial. A Comissão Para a Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN fez sair uma tomada de posição onde faz referência à importância e ao papel que a contratação colectiva e o aumento do salário minimo nacional têm no combate à desigualdade salarial que ainda persiste no meio laboral.
O facto de as mulheres continuarem a ganhar menos que os homens não se trata apenas de uma disparidade: trata-se de discriminação e desigualdade salarial entre mulheres e homens. No distrito de Lisboa as mulheres trabalhadoras por conta de outrem recebem 84,1% da remuneração dos homens trabalhadores, o que corresponde a menos 16%, ligeiramente acima dos 15,8% a nível nacional. A diferença aumenta se considerarmos os ganhos mensais: as mulheres ganham 18,5% abaixo do ganho médio dos homens.
Esta desvalorização tem um impacto económico e social muito grande ao longo da vida das mulheres, com consequências também nas prestações sociais (subsidio de desemprego, pensões de reforma, etc.) o que leva as mulheres a ter um maior risco de pobreza.
Leia aqui a tomada de posição da CGTP.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Igualdade Temas Thu, 08 Nov 2018 11:00:17 +0000
A Luta Contra a Precariedade na RTP http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1694-a-luta-contra-a-precariedade-na-rtp http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1694-a-luta-contra-a-precariedade-na-rtp

Junto à sede da RTP, na Av. Marechal Gomes da Costa, cerca de 400 trabalhadores (locutores, jornalistas, tradutores, repórteres de imagem, entre outros trabalhadores) concentraram-se para denunciar a situação de precariedade existente na estação pública de televisão. Estão a recibos verdes mas ocupam postos de trabalho permanente e cumprem as mesmas tarefas que os colegas que pertencem aos quadros da RTP. A administração da RTP só quer considerar a integração de 130 trabalhadores e não dos 300 que se inscreveram no programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na administração pública.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Tue, 06 Nov 2018 17:24:41 +0000
Trabalhadores da Sonae em Luta! http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1693-trabalhadores-da-sonae-em-luta http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1693-trabalhadores-da-sonae-em-luta

O Sindicato do Comercio escritórios e serviços de Portugal (CESP) promoveu no dia 31 de Outubro uma  acção nacional de luta dos trabalhadores dos armazéns / logísticas do grupo sonae, com concentrações no Porto na sede na Maia e em Lisboa/Carnaxide, pelas 10h30 da manhã.
Grande adesão dos trabalhadores à Greve é demonstração do seu enorme descontentamento e determinação para continuar a luta pela satisfação das suas reivindicações.
São os trabalhadores dos armazéns de logística do Grupo Sonae, que garantem o abastecimento das lojas Continente, Worten e muitas outras, manifestaram o seu descontentamento pela ausência de respostas da empresa às suas reivindicações. estes trabalhadores têm salários inferiores e carreira profissional em níveis mais baixos na tabela salarial que os trabalhadores das lojas; os trabalhadores das logísticas Sonae têm salários de 580€ ou pouco mais, mesmo com muitos anos de antiguidade na empresa.
A Sonae diariamente acumula lucros milionários. Tem de proporcionar condições de trabalho dignas, valorizar a especialização dos trabalhadores e aumentar os salários de todos sem exigir contrapartidas . No quadro da continuação da luta pela satisfação das suas reivindicações e também pela rejeição às alterações muito gravosas ao Código do Trabalho, em discussão na Assembleia da República, os trabalhadores decidiram participar, em greve, na Manifestação Nacional convocada pela CGTP-IN para o dia 15 de Novembro, em Lisboa.
Leia aqui a Resolução aprovada e entregue à empresa.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Thu, 01 Nov 2018 12:50:52 +0000
Greve na IP afecta os comboios http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1692-greve-na-ip-afecta-os-comboios http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1692-greve-na-ip-afecta-os-comboios

Está condicionado em todo o país a circulação de comboios. Os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal estão em greve desde a meia noite, não há ligações de longo curso, apenas circulam alguns comboios urbanos. Suprimido é a palavra de ordem, que se lê nos ecrãs. A adesão à greve é na ordem dos 80%. Esta luta prende-se com a necessidade da concretização do Acordo de Empresa, a valorização do regulamento de carreiras e dos salários.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Wed, 31 Oct 2018 10:12:46 +0000
Os Trabalhadores da Grande Distribuição Lutam por Melhores Condições de Trabalho! http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1691-os-trabalhadores-da-grande-distribuicao-lutam-por-melhores-condicoes-de-trabalho http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1691-os-trabalhadores-da-grande-distribuicao-lutam-por-melhores-condicoes-de-trabalho

O CESP está a realizar um conjunto de greves e acções de denúncia nos locais de trabalho da grande distribuição nos dias: 22 de Outubro ( Greve dos trabalhadores da loja do Dia/ Minipreço da Rua Morais Soares c/ concentração à porta às 10H), 24 de Outubro (greve dos trabalhadores dos trabalhadores do Pingo Doce de Paço de Arcos  concentração à porta da loja às 11h e acção de denúncia na loja do Pingo Doce de Algés às 15h), e 31 de Outubro (greve dos trabalhadores da logística da Sonae c/ concentração na sede dos RH em Alfragide/ Amadora às 10h30.    

Os Clientes tiveram a oportunidade de tomar conhecimento, através do documento distribuído à porta da loja do Dia /Minipreço, as más condições de trabalho. Estes chegam a ser obrigados a trabalhar, no verão com temperaturas que rondam os 40ºC, porque não existe ar condicionado, nem extractores de fumo adequados para ultrapassar o problema dos fumos causados pelos assadores existentes na loja.    

A revisão do contrato colectivo é fundamental, para pôr cobro: aos baixos salários praticados pelas empresas deste sector de actividade, à selva que constitui os horários impostos; à pressão e intimidação por parte de algumas chefias; à imposição de Bancos de horas; à obstaculização de exercer o direito a horários flexíveis para pais com responsabilidades familiares.    

Estas acções estão inseridas na luta dos trabalhadores da grande distribuição pela negociação do Contrato Colectivo de trabalho e integram-se na preparação para a mobilização para a manifestação nacional da CGTP-IN no dia 15 de Novembro.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Wed, 24 Oct 2018 19:41:21 +0100
Enfermeiros em Luta pela Valorização e Dignificação da Profissão http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1690-enfermeiros-em-luta-pela-valorizacao-e-dignificacao-da-profissao http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1690-enfermeiros-em-luta-pela-valorizacao-e-dignificacao-da-profissao

No dia 19 de Outubro a Rua João Crisostomo foi pequena para acolher a grande manifestação promovida pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) em conjunto com outros Sindicatos. Foram milhares de enfermeiros que sairam à rua para exigir que o governo concretize os compromissos assumidos no protocolo negocial da revisão da carreira.
Para estes profissionais é fundamental que haja uma proposta negocial que seja aplicável a todo o SNS e a todos os enfermeiros, independentemente do vinculo contratual, e que vise harmonizar os direitos e os deveres.
A falta de enfermeiros, a precariedade, o excesso de horas de trabalho são realidades que fragilizam, e muito, as suas condições de trabalho e que põem em causa a qualidade dos serviços prestados à população.
Foi bem audível o aviso que deixaram à nova Ministra da Saúde quando entoaram a palavra de ordem: "A ENFERMAGEM NÃO DESARMA – A LUTA É A NOSSA ARMA!"

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Wed, 24 Oct 2018 09:49:29 +0100
Seminário Imigração em Lisboa http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/politicas-sociais/1689-seminario-imigracao-em-lisboa http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/politicas-sociais/1689-seminario-imigracao-em-lisboa

A USL realizou no passado dia 19 de Outubro, no Auditório do STEC, um Seminário sob o lema “Imigração: das Condições de Vida e inserção Laboral à intervenção sindical - Direito ao Trabalho com Direitos”.
Foram convidados, e deram um excelente contributo para o debate, um leque variado de oradores: investigadores na área das Migrações e da Cidade (a Professora Alina Esteves (IGOT-UL) e o Professor André Carmo (IPL); Pequenos e Médios Empresários (na pessoa do Secretário Geral da Confederação das Pequenas e Médias Empresas, José Brinquete); Hugo Dionísio jurista da CGTP-IN e Manuel Correia, coordenador do SIESI e membro do Departamento para as Migrações da CGTP-IN). A abertura e encerramento foram feitos pelo Coordenador da USL, Libério Domingues.
A organização deste Seminário inseriu-se no âmbito do Plano Municipal para a Integração dos Imigrantes em Lisboa, contando com a presença e intervenção inicial do Vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo.
Na plateia, 50 sindicalistas dos vários sectores de actividade contribuíram com o seu testemunho e conhecimento concreto para trazer os muitos problemas e graves dificuldades que se colocam no campo das relações laborais aos imigrantes em Lisboa.
Foi ainda apresentado, e aberto a sugestões, o FOLHETO PARA CONTACTO COM TRABALHADORES/AS IMIGRANTES, da responsabilidade da USL/CGTP-IN, que será traduzido e levado para os locais de trabalho.
Este seminário constituiu um passo importante no trabalho e desafio fundamental para os sindicatos da CGTP e do Distrito de Lisboa, no sentido da defesa e da integração dos e das trabalhadores migrantes e na garantia do exercício dos seus direitos.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Políticas sociais Temas Tue, 23 Oct 2018 10:24:28 +0100
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa estão em luta http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1688-os-trabalhadores-do-metropolitano-de-lisboa-estao-em-luta http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1688-os-trabalhadores-do-metropolitano-de-lisboa-estao-em-luta

O Sindicato dos Trabalhadores Rodóviarios Urbanos de Portugal (STRUP) realizou hoje uma greve no Metropolitano de Lisboa (ML) com grande impacto na mobilidade da cidade.
A principal exigência do sindicato, que o Conselho de Administração (CA) do ML não aceita, é o aumento da vigência do Acordo de Empresa (AE) por pelo menos mais 12 meses. O CA não quer negociar a prorrogação da vigência do AE, refugiando-se na falta de autorização por parte do Governo.
Para além desta questão, o CA propõe um aumento salarial para dois anos, quando esta revisão deve ser anual, e a proposta não cobre minimamente a perda do poder de compra dos trabalhadores nos últimos anos.
Face a esta atitude tão intransigente, não  resta aos trabalhadores outro caminho se não o da luta, para que o CA perceba quem são os trabalhadores do ML, os valores que defendem e a dignidade que têm.
PORQUE... QUEM NÃO LUTA PERDE SEMPRE!

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Thu, 18 Oct 2018 10:35:08 +0100
Os vigilantes da natureza, saíram hoje à rua, para exigir a valorização da carreira http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1687-os-vigilantes-da-natureza-sairam-hoje-a-rua-para-exigir-a-valorizacao-da-carreira http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1687-os-vigilantes-da-natureza-sairam-hoje-a-rua-para-exigir-a-valorizacao-da-carreira

O direito à carreira encontra-se congelado desde 2005, a par desta situação o Governo ainda não concretizou a admissão de mais trabalhadores, no sentido de satisfazer as efetivas necessidades para a protecção do ambiente e da natureza.
Os trabalhadores concentrados na Pça. Do Comércio, aprovaram uma resolução onde exigem: a negociação e valorização da carreira, a admissão de mais trabalhadores e melhores condições de trabalho para os vigilantes da natureza.
O documento foi entregue no Ministério da Agricultura, Florestas e desenvolvimento Rural, bem como no Ministério do Ambiente.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Mon, 15 Oct 2018 16:35:29 +0100
Há vinte anos o Nobel saiu à rua e juntou-se à luta dos trabalhadores! http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1686-ha-vinte-anos-o-nobel-saiu-a-rua-e-juntou-se-a-luta-dos-trabalhadores http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1686-ha-vinte-anos-o-nobel-saiu-a-rua-e-juntou-se-a-luta-dos-trabalhadores

Há vinte anos, a Academia Real das Ciências da Suécia atribuía o Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.
Lembrar a atribuição do Prémio a Saramago é lembrar o escritor e a sua obra de génio, é homenagear a literatura. É recordar o homem e o escritor que evoca singularmente a causa e a obra dos que nem sempre figuram, com o devido destaque, nos livros de História e na memória colectiva.
A 14 de Outubro, mês em que lhe foi atribuído o Prémio Nobel, José Saramago juntou-se à luta dos trabalhadores, participando numa vigília contra a revisão  gravosa da legislação laboral e em defesa da Segurança Social. Aí foi recebido e homenageado pelos trabalhadores e pela CGTP que, em sentida e singela homenagem, lhe ofereceram uma caneta (que empunha na foto, então tirada pelo fotógrafo João Silva).
Renovamos hoje a nossa homenagem.
Obrigado, José Saramago!

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Fri, 12 Oct 2018 13:04:02 +0100
Plenário de Funcionários de Justiça http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1685-plenario-de-funcionarios-de-justica http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1685-plenario-de-funcionarios-de-justica

O Sindicato dos Funcionários Judiciais convocou para hoje, 11 de Outubro de 2018, pelas 14:00 horas, um Plenário de Funcionários de Justiça com o objectivo de discutir o ponto de situação da negociação do Estatuto Profissional e aprovar as medidas de luta na defesa carreira, designadamente a revisão do EFJ (Vínculo de Nomeação; Grau de Complexidade Funcional 3; Regime de Aposentação Específico; Titularidade dos Lugares de Chefia), a recomposição das carreiras com contagem do tempo de serviço congelado, o preenchimento dos lugares vagos em todas as categorias do Mapas de pessoal dos Tribunais e Serviços do Ministério Público. O objectivo é apresentar as reivindicações à Ministra da Justiça no final da reunião.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Thu, 11 Oct 2018 15:18:13 +0100
GREVE NACIONAL DOS ENFERMEIROS - CONCENTRAÇÃO EM FRENTE AO HOSPITAL DE SANTA MARIA http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1684-greve-nacional-dos-enfermeiros-concentracao-em-frente-ao-hospital-de-santa-maria http://www.uniaolisboa-cgtp.pt/accao-reivindicativa/1684-greve-nacional-dos-enfermeiros-concentracao-em-frente-ao-hospital-de-santa-maria

A Luta dos Enfermeiros registou uma forte adesão no primeiro dia de greve (Blocos operatórios/cirurgia ambulatório/blocos de partos) com  68% no Hospital D. Estefânia, 81% no Hospital de S. José e 100% na Maternidade Alfredo da Costa.
Hoje, dia 11, a greve abrange todas as instituições do SNS e do Sector Público dos diferentes Ministérios (Saúde, Defesa, Justiça, etc) que tenham enfermeiros ao seu serviço, designadamente Hospitais, ACES/DICAD, ULS, IPST, INEM. Está marcada uma Concentração em frente ao Hospital de Santa Maria, às 16 horas e conferência de imprensa.
O Ministério da Saúde tem tido uma atitude de intransigência face às justas reivindicações dos trabalhadores, que têm sido obrigados a recorrer à greve, isto porque tem havido uma politica de falta de investimento no SNS.
Saiba mais aqui.

]]>
hugocjmelo@gmail.com (Hugo Melo) Destaque Acção reivindicativa Temas Thu, 11 Oct 2018 12:21:36 +0100